* Características:

O Cocker Spaniel Inglês é um cão muito ativo e alegre. Por estar sempre abanando a cauda também é chamado Merry Cocker ("merry" significa alegre em inglês). Esta raça é meiga e exuberante, e aprecia bastante as atividades esportivas, possuindo bastante fôlego para acompanhar seus donos, por exemplo, em uma longa corrida.

Seu porte médio também contribui para sua popularidade. Assim, esta raça adapta-se bem a apartamentos, mas precisa de doses regulares de exercícios.

O Cocker Spaniel tem pêlos lisos, que formam franjas ao longo do corpo e nos membros anteriores. Com a pelagem de comprimento grande, o Cocker Spaniel precisa de uma escovação diária muito cuidadosa, principalmente para remover sujeiras (como lama e galhos) de seus pêlos.

As orelhas de formato grande também exigem cuidados de higiene, prevenindo a otite. Alguns proprietários têm o costume de amarrar gentilmente as orelhas do Cocker durante as refeições.

* Padrão Oficial:

País de Origem: Grã-Bretanha.
Nome no país de origem: Cocker Spaniel Inglês.
Utilização: Levantador de caça.
Prova de trabalho: para o campeonato, independente.
Aparência Geral: alegre, robusto, própria para caça, bem balanceado e compacto, medindo, da cernelha ao chão, aproximadamente, o mesmo que o da cernelha à inserção da cauda.
Características: de natureza alegre, a cauda com movimento incessante e atividade típica cheia de energia, principalmente quando segue o rastro, sem medo de penetrar em esconderijos densos.
Temperamento: meigo, afetuoso, cheio de vida e exuberante.
Pelagem: pêlo liso, de textura sedosa, não muito abundante, jamais duro, ondulado ou crespo. Bem franjado nos anteriores, corpo e cima dos jarretes.
Cores: várias. Nas cores sólidas, só é permitido a cor branca no peito.
Tamanho: altura aproximada para machos de 39 a 41cm e para fêmeas de 38 a 39 cm.
Peso: aproximado: de 13 a 15 quilos.
Nota: os machos devem apresentar os dois testículos, visivelmente normais, bem acomodados na bolsa escrotal. Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal.
Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.